Fotografia artesanal – Pinhole – foto na lata
 22/11/2017 a 06/12/2017
A popularização da fotografia depois do invento digital fez com que as imagens ficassem tanto excessivamente presentes quanto banais em nosso dia-a-dia. As crianças já nascem sabendo que se faz fotografia com o celular - e a fazem com uma rapidez incrível.
No intuito de proporcionar a compreensão dos princípios da fotografia de forma lúdica e experimental, os participantes irão construir a sua própria câmera artesanal (Pinhole), fotografar, revelar o papel e fazer cópias no laboratório. Todo esse processo permite ao aluno compreender, na prática, os conceitos de velocidade do obturador, abertura do diafragma, sensibilidade e, portanto, fotometria, além da quantidade de informação no negativo para uma boa cópia.
Além disso, como o processo é artesanal e mais lento, é inerente à atividade que se observe com mais acuidade os vários elementos que compõem a imagem, já que os tempos tanto do pinhole, quanto do cianótipo são bem diferentes do que se é praticado na fotografia digital na atualidade.

Encontros:
01. Apresentação da câmera obscura – construção da Pinhole em lata;
02. Primeiros testes. Carregamento da câmera para foto externa. Captação de imagens, revelação do papel fotográfico e análise dos resultados;
03. Exploração de diversos ambientes para fotografia Pinhole. Captação e revelação, positivação.

Orientadora: Dani Sandrini
Período: 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro de 2017
Horário: quartas-feiras, das 14h00 às 17h00
Nº de vagas: 20 (mínimo de participantes 08)
Inscrições: abertas, horário de funcionamento do Museu
Público: interessados em geral
programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok