José De Quadros: Jogos de armar
 23/08/2008 a 23/11/2008
Cartaz da exposição
José de Quadros
Fledermäuse (Morcegos)
54 x 45 cm
José de Quadros
Wildschweine (Javalis)
54 x 45 cm
José de Quadros
Heuschrecken (Gafanhotos)
54 x 45 cm
José de Quadros
Stubenfliege (Moscas domésticas)
46 x 31,5 cm
José de Quadros
Goldläuferkäfer (Escaravelhos dourados)
54 x 45 cm
José de Quadros
Kreuzottern (Víboras)
54 x 45 cm
José de Quadros
Wüstenameisen (Formigas do deserto)
54 x 89,5 cm
O Museu Lasar Segall tem o prazer de apresentar a exposição de José De Quadros em parceria com o Museu de Arte de Ribeirão Preto.

Jogos de armar é uma intervenção direta do artista residente em Kassel, na história do Terceiro Reich. O artista herdou uma coleção de jornais do período de 1932-1944, que sobreviveram ao assassinato de seu dono e, posteriormente, ao incêndio do ateliê do próprio artista. Assim, esses periódicos podem também ser vistos como sobreviventes da história. Sobre eles, José De Quadros faz uma série de desenhos em sépia e sanguínea, utilizando resinas acrílicas; as dimensões dos insetos estão monumentalizadas, ocupando uma página inteira ou uma página dupla dos jornais. Expostas horizontalmente em mesas, as ilustrações convidam o leitor/espectador a se debruçar, como se estivesse examinando uma mesa de dissecção, um gabinete de taxidermia ou uma aula de entomologia do Führer. O efeito é o de uma releitura da história, de reescritura sobre o próprio jornal, estampado com um surpreendente bestiário, herdeiro das pragas bíblicas e das pestes medievais.

Além do valor simbólico, os gafanhotos, as pulgas, os carrapatos, as ratazanas e outros insetos e animais vêm acompanhados de histórias específicas (paródias sinistras das fábulas de Esopo?), que por momentos chegam a se converter em verdadeiras bombas biológicas. Essa instalação vai muito além de uma suposta preocupação com ecologia, lançando-se no espaço da história, no tempo do horror e da estranheza. Efeito semelhante nos provoca o despertar de Gregório Samsa como inseto.
 
Serviço
José De Quadros: jogos de armar
Data: de 23 de agosto a 23 de novembro
Endereço: Rua Berta 111, Vila Mariana, telefone: (11) 5574-7322
Funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 19h; domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada gratuita

programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
em cartaz
próximas
anteriores
externas
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok