Apresentação

O Museu Lasar Segall, unidade museológica sob a administração do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, conta com um expressivo acervo de obras do artista, além dos acervos documental, fotográfico e bibliográfico. Durante anos foram aplicadas diferentes plataformas para documentar e disponibilizar esse acervo ao público, resultando na construção de importantes bancos de dados, fazendo-se cumprir assim a missão da instituição, que é preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall.

A conexão entre esse bancos, conhecida como banco de dados relacional, possibilita a reunião das informações dos acervos sobre determinada obra ou tema, tornando-se assim, mais rico e efetivo, facilitando o acesso às informações e dados para pesquisadores em geral.

Para que os acervos tenham este relacionamento desenvolvemos um sistema colaborativo, construído a partir de conhecimentos – padrões e formatos – consolidados nas áreas da museologia, arquivologia e biblioteconomia. Com esse sistema ao qual poderemos incorporar as customizações elaboradas por outras instituições e disponibilizar à essas o trabalho realizado pelo museu, para outras, formando uma rede de novas experiências e dinamização das informações.

Com este importante projeto patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – Proac, o Museu Lasar Segall dá um importante passo para a divulgação de seu acervo ampliando ainda mais o acesso para toda a sociedade brasileira e internacional.

Exposições

Exposições em cartaz e futuras

Programação

Programação de Atividades e Cursos